Seminário Natha Yoga Sampradaya

Logo Yococen

Sumário

No seu primeiro grande evento no século XXI, o YOCOCEN (International Yoga Coordination Centre) manteve a tradição de abordar e explorar de forma ampla um único tema dentro do Yoga.

Entre os dias 13 e 15 de outubro pp, o segundo maior Ashram da Índia, o Parmath Niketan de Rishikesh (Uttaranchal – Índia), abrigou o seminário “Natha Yoga Sampradaya“, que focou a extraordinária contribuição da escola dos Nathas ao aprimoramento do Khaya Sadhana a sistematização do Hatha Yoga.

O encontro contou com a participação de uma grande delegação brasileira, representantes da Espanha e Estados Unidos, além da presença e participação
de especialistas indianos. O evento também foi co-patrocinado pelo governo de Uttaranchal, pela IYTA do Brasil e Espanha e pelo Colegiado de Yoga do Brasil Dharmaparishad.

Na abertura do seminário Swami Chiddhananda Saraswati, guia espiritual do Parmath Niketan, lembrou de encontros com os Nathas em sua infância e da importância desta linhagem na difusão do pensamento espiritual indiano no mundo. Lembrou da felicidade da escolha do local, por estarmos aos pés do Monte Nila Kantha, onde Shiva, patrono
dos Nathas, em meditação conteve o veneno que destruiria o mundo em sua garganta. À tarde do mesmo dia o próprio Swami conduziu um aarthi onde os organizadores brasileiros e indianos, assim como membros da delegação espanhola e americana tiveram participação ativa na condução do cerimonial do fogo nas margens do rio Ganges.

No inicio dos trabalhos Dr. Vishnu Dutt Rakesh, membro da academia de sânscrito de Uttaranchal, e professor da Gurukul Kangri University destacou a amplitude geográfica da tradição Natha que vai do atual Afeganistão até o Camboja, além de enorme capacidade de síntese de seus pensamentos unindo filosofias aparentemente destoantes como kapalikas e advaítas. Explicou o sentido da palavra Natha e destacou as inúmeras características da escola.

Outras exposições de destaque foram sobre o impacto das doutrinas Nathas sobre a poesia dos poetas Santos, como Kabir e outros apresentado pela Dra. Mridul Joshi; a do Dr. S.K. Joshi do Faculdade Estatal de Ayurveda de Haridwar sobre a acupressão dos asanas do hatha yoga sobre os marmas (pontos vitais do corpo humano semelhantes aos meridianos da medicina chinesa). Coube ao Dr. Rakesh Giri também de Haridwar salientar o efeito fisiológico e psíquico dos mudrás do hatha yoga. Já o pesquisador Dr. P. C. Malshe demonstrou a aplicabilidade de técnicas do hatha Yoga em doenças coronarianas. O Professor Chakrabortee de Pune enfatizou as técnicas de meditação como forma
de reconstruir o equilíbrio psíquico emocional.

Entretanto os grandes destaques do encontro foram do Professor Narendra Pratap Singh da Gorakphur University, do Acharya Vishwanath, de Bangalore e do Dr. Kamalakar Mishra da Benares Hindu University. Dr. Pratap Singh explorou o texto Siddha Siddhanta Paddhati de Goraksha Nath e fez comparações entre o pensamento natha e aquele de Patanjali. O Professor Vishwanath conduziu aulas práticas usando o tradicional texto natha “Hatha Ratnavali” de Yogindra Srinivas Bhatta e demonstrou como a seqüência de asanas e pranayamas preconizados pelo texto, além de serem preparatórios para a permitir uma longa permanência em meditação, facilitava que vários bandhas ocorressem de forma espontânea, auxiliando o foco no processo mental. O Professor Kamalar Mishra conduziu
duas meditações e proferiu uma brilhante preleção onde evidenciou a escola Natha como uma das exponenciais do pensamento tântrico, pela universalidade de seus seguidores e pela sua importância como movimento social e cultural. O grande acadêmico indiano demonstrou que estão nas raízes da dualidade Shiva/Shakti os fundamentos que explicam a
importância das práticas de Hatha Yoga.

Ao término do seminário, a presidente do Yococen, Maria Helena de Bastos Freire propôs a formação de uma força tarefa que regatasse a tradição oral desta escola hoje difusa entre os inúmeros sannyasis da Índia, já que o Nathismo é feito mais pela vivência do pelo conhecimento acadêmico.

O grande sucesso do evento pode ser atribuído também a capacidade organizacional de dois membros do yococen: a Sra. Sushila Sibal pela sua infatigável pesquisa no tema e Sr. K. K. Gupta pela liderança, organização e administração do evento.

Como desdobramento do seminário, o Yococen pretende além de publicar os anais, firmar convênios com instituições indianas e patrocinar a coleta de manuscritos e da tradição oral Natha.

Maria Helena de Bastos Freire


Maria Helena de Bastos Freire
                Presidente
Mishra - Ritual Vedico Tradicional de ascender as lamparinas
Mishra fazendo sua leitura
Dr. Rakesh Dutt, Maria Helena e Yogi Rakesh Nath Ji entregando o certificado de Participação
Maria
Helena, Swami Chiddhananda Saraswati, K. K. Gupta e Professor Kamalakar
Mishra
– Ritual Vedico Tradicional de ascender as lamparinas
Professor
Emeritus Kamalakar Mishra fazendo sua leitura
Dr.
Rakesh Dutt, Maria Helena e Yogi Rakesh
Nath Ji
entregando o certificado de Participação
Almoço em Parmarth Niketan
Rshis Kumaras
Acharya Vishwanath conduzindo uma aula de Yoga
Almoço
em Parmarth Niketan
Rshis
Kumaras
Acharya
Vishwanath
conduzindo uma aula de Yoga
Membros do Narayana e Palestrantes
Vageesh Paliwall, Maria Helena, K.K. Gupta e Ruy Alfredo de Bastos Freire Filho
Arati na escadaria do Ganga
Membros
do Narayana e Palestrantes

Vageesh Paliwall, Maria Helena, K.K.
Gupta
e Ruy Alfredo de Bastos Freire Filho

Arati na escadaria do Ganga
This entry was posted in Maria Helena de Bastos Freire and tagged . Bookmark the permalink.

Comments are closed.