Svarodaya Yoga

BarotraPor: I H. L. Barotra
Traduzido por Iva Gicovate
Para ler o artigo original clique aqui…

YOGA AWARENESS

Maio,1980

SVARODAYA YOGA 

Para entender a profundidade do svarayoga uma breve referencia às nadis e vayus é essencial.

Das setenta e duas mil Nadis em nosso corpo, dez são significativas, a saber, Ida, Pingala, Sushumna, Gandhari, Hasti-Jihva, Poosha, Yashashvini, Alambusha, Kuhu e Shankhini.

Contudo, para o nosso propósito de svarodaya yoga, as três primeiras Nadis são pertinentes. Elas têm um papel importante em modelar a vida do praticante a ter sucesso no Svarodaya.

Uma referencia freqüente aos dez vayus é feita no Yoga e seus nomes são, Prana, Apana, Samana, Udana, Vyana, Naga, Kurma, Krikar, Devadatta e Dhananjaya. Destes dez vayus, os cinco seguintes são importantes no Svarodaya. Prana atua na região do coração e pulmões e seu movimento é para cima. Os outros vayus são meramente manifestações do prana. São dados diferentes nomes a eles por causa de suas funções variadas.

Apana atua na região pélvica e seu movimento é para baixo.

Samana atua na região do umbigo.

Udana atua na região acima da garganta.

Vyana atua em todo o corpo.

Esta informação básica também é conhecida como Prana Vidya. Prana Vayu é a força vital responsável em manter o maquinário do corpo móvel e adequado para o funcionamento. A ausência desta força vital no corpo traz a morte, visto que a ação total do corpo fica inerte. Assim o prana esta envolvido tanto no Svarodaya como no Pranayama.

No Pranayama, o controle da respiração é exercido por três processos diferentes de puraka (inspiração), kumbhaka (retenção) e rechaka (expiração). Mas, é a compreensão apropriada e o uso sistemático da respiração saindo e passando por ambas as narinas – Ida, Pingala, as Nadis Chandra e Surya, que importa no Svarodaya.

É kumbhaka que tem uma importante parte no Pranayama enquanto que no Svarodaya não é tão relevante. Em lugar disso, somente as nadis chandra e surya têm um papel predominante no Svarodaya e o estudo destas nadis, a respiração entrando e passando por estas nadis, é pertinente aqui como cada ação cotidiana vai ser julgada pelo critério do movimento da respiração por estas duas nadis atuando pelas duas narinas. Da mesma maneira, depois de entender completamente os movimentos mencionados, se as pessoas fizerem seus deveres e agirem de acordo com os preceitos do svara, estão certos em alcançar sucesso em seus respectivos setores. Sendo, assim, bem versado no conhecimento do svara, uma pessoa pode alcançar sucesso em cada passo da vida, ex. trabalhos domésticos, lidando com amigos em sociedades, funcionários públicos e colegas de trabalho, negócios, comercio, importação e exportação, no campo político e também no torna-se expert em algumas informações para manter-se saudável por toda a vida, o que é muito valioso.

Desde a hora do nascimento, a criança é dotada com a dádiva do svara, o valor do qual, se entendido em sua perspectiva apropriada sob o comando de um Guru, pode provar ser um benefício. O Svarodaya pode ser a chave para se sentir saúde se corretamente compreendido e sinceramente praticado com devoção fervorosa.

O Svara começa a agir bem na hora do nascimento e, continua até a morte.

O ar vital que passa pelas narinas, enquanto inspirando e expirando, é chamado svara, que em termos simples, é conhecido como respiração que é também sinônimo de nadi. Mas, é percebido que ambas as narinas não estão sempre ativas. Às vezes, percebemos que o fluxo da respiração é automático em uma narina e, a outra narina está de alguma maneira inativa. Quando tal fluxo entra e sai pela narina esquerda é conhecido como “fluxo de Ida”. Quando o fluxo não obstruído entra e sai pela narina direita é chamado de “fluxo de Pingala” e finalmente quando o fluxo é suave e entra e sai de ambas as narinas é denominado de “fluxo de Sushumna”.

Com a porção do alvorecer o sistema deste svara começa, por uma narina por uma hora e aí a segunda narina por uma hora, assim, cada narina esta ativa doze vezes ao dia e também inativa doze vezes em vinte quatro horas. Esta regra esta sendo automaticamente seguida por pessoas saudáveis, a menos que elas fiquem doentes, neste caso o sistema pode submeter-se à mudança.

Em “Pavana-Vijaya Svarodaya” o Avara esta sendo ligado as duas ‘pakshas’ da lua, ex. duas quinzenas da lua – Shukla Paksha – quinzena brilhante e, Krishna Paksha – quinzena escura. Isto está explicado na forma de tabela abaixo:

Involuntary Svarodaya
Shukla Paksha Tithis                               Krishna Paksha Tithis
Com alvorecer(datas)                               com alvorecer(datas)
Svara começa       Svara começa        Svara começa          Svara começa
Narina                    narina                    narina                      narina
esquerda(Ida)          direita(Pingala)       direita (Pingala)        esquerda(Ida)
———————————————————————————————————-
em                         em                        em                          em
tithis                       tithis                     tithis                        tithis
1                                                        1
2                            4                          2                              4
3                            5                          3                              5
7                            6                          7                              6
8                           10                         8                             10
9                           11                         9                             11
13                         12                        13                            12
14                                                     14
15                                                     15 (30)

Assim, ao agir de acordo co as direções de svara nos assuntos cotidianos da vida a pessoa pode alcançar não só boa saúde mas também toda a prosperidade e longevidade de vida.

Na verdade, todo mundo aspira por uma vida longa. Recebemos um estoque específico de respirações que, segue alimentando o corpo, mas, quando ele termina, causa a morte. Temos, pois, um tesouro muito r4ico de respirações que deve, prudentemente ser gasto, para que dure bastante, assim prolongando a vida. Se for imprudentemente gasto, não haverá nada para se apoiar e a vida pode terminar pela falta deste tesouro.

Nos trabalhos importantes sobre Svarodaya foi mencionado que a duração da respiração que entra é aproximadamente medida como de 10 dedos (aproximadamente 16 cms) e, a duração da que sai é 12 dedos (aproximadamente 20cms). A respiração leva quatro segundos para entrar e sair de maneira natural. Portanto, todo mundo faz 21.600 respirações ao dia e à noite. Se, entretanto, este número de respirações for reduzido diariamente, vai aumentar o período de vida.

Este fato é ilustrado ao se citar exemplos em muitos seres viventes.

Nome do ser                    No. De respirações                   Idade Máxima
Vivente                            feitas em 1 minuto

Lebre                                      38 vezes                               8 anos
Macaco                                  32 vezes                               10 anos
Cachorro                                 29 vezes                               11 anos
Cavalo                                    19 vezes                               35 anos
Homem                                  15 vezes                              120 anos

O elefante e a baleia vivem por 100 anos, o crocodilo por 300 anos e a tataruga por 350 anos.

Deste modo, a lei de preserval
Cão de respiração governa a longevidade de vida. Se a pessoa reduzir o numero de respirações por minuto, prolongará o período de vida.

Pré – requisitos para a Pratica de Svara

Para preparar o corpo a fim de que esteja receptivo à prática de Svara, ´é aconselhável ao Sadhaka praticar “Nadi Shodana” no começo.

Enquanto sentado em Padmasana, Siddhasana ou mesmo Sukhasana, com a coluna e cabeça eretas, feche sua narina direita com o polegar direito e gentilmente inspire pela narina esquerda. Quando a inspiração estiver completa, feche a narina esquerda com o dedo mínimo e anular da mão direita e, tirando o polegar da narina direita, expire gentilmente pela narina direita. Assim que a expiração estiver completa, comece a inalar imediatamente pela narina direita. Logo após o termino desta inspiração, expire pela narina esquerda soltando a pressão dos dois dedos na narina esquerda. Este é um processo. Tais processos devem ser repetidos 5 a 7 vezes, três vezes ao dia por dois meses a fim de obter benefício total. Depois deste período você estará saudável e ativo. Não se deve praticar Kumbhaka de maneira alguma nesta pratica.

Um Yogue sem a pratica de Svara não pode clamar por perfeição no campo do Yoga. Eis algumas deixas importantes.

1. Pela pratica constante, a pessoa deve estar segura que Ida está ativa durante o dia enquanto que Pingala age durante a noite. Quando alguém se exercita tal controle do Svara é definitivamente viver bastante.
2. Quando o marido está numa relação sexual com sua esposa na hora quando Pingala esta ativa nele e, Ida esta ativa em sua esposa, é certo que a esposa ficará grávida e nascerá um filho.
3. Antes de deixar a cama de manhã, se a pessoa cuida de seu rosto com a palma da mão na qual o svara esta ativo e, então toca o chão com o pé do mesmo Svara ativo, isto trará felicidade por toda a sua vida.
4. É sempre benéfico deixar a cama na hora que Ida Svara esta ativo.
5. O alimento deve ser ingerido quando Pingala Svara esta ativo, a água deve ser tomada no Ida Svara e, a pessoa deve dormir do lado esquerdo. E, se a pessoa agir contrariamente a estas direções, sofrerá uma doença.
6. A limpeza dos intestinos no Pingala svara e urinar no Ida svara devem ser normalmente seguidos.
7. O Uddiyana pode ser facilmente aperfeiçoado no Ida Svara.
8. Em um iminente ataque de asma ou na ocasião de dor em qualquer parte do corpo, a pessoa deve imediatamente mudar ser svara até que o ataque de asma seja revertido e a dor aliviada.
9. Na época de trabalho, tumulto e tensão, se a pessoa fatigada ate o fim do dia por qualquer obra pesada ou trabalho manual, então deve deitar do lado direito por algum tempo. Após poucos minutos, a pessoa ficará totalmente relaxada. Deitar do lado direito é para chamar o Ida Svara.

Vários métodos para mudar o svara têm sido propostos por várias autoridades em Svara. O Comando sobre o svara, ex.a habilidade de mudar o svar por vontade própria, concedera ao praticante uma vida saudável e longa:

1. Quando o fluxo de Ida é convertido no fluxo de Pingala, deite do seu lado esquerdo e comece a inspirar por Ida e expirar por Pingala. Depois de alguns minutos o fluxo de Pingala se estabelecerá. Similarmente, se o fluxo de Pingala for convertido no fluxo de Ida, então deite do seu lado direito e comece a inspirar por Pingala e expirar por Ida e, terá o fluxo de Ida após alguns momentos.
2. Enquanto fechar a narina inativa com os dedos, inspire profundamente pela narina ativa e imediatamente após fechar com os dedos a narina ativa, expire pela narina inativa relaxando a pressão dos dedos sobre ela. Repita o processo por um numero de vezes e o svara mudará.
3. Coloque uma coisa dura, como uma bola, sob a axila do lado da narina que está ativa, por algum tempo. Exerça pressão na coisa e a respiração do svara trocará.
4. Fechando a narina ativa com tecido e continuando a inspirar e expirar pela narina inativa por algum tempo, o svara sofrerá a mudança desejada.
5. Deitado do lado da narina ativa e descansando a cabeça na palma (da mão) levantada sobre o cotovelo por alguns minutos, você será capaz de transformar o svara. Se a narina direita estiver ativa, então deite do lado esquerdo descansando a cabeça na palma esquerda e se a narina estiver ativa, então deite do lado direito descansando a cabeça na palma direita.
6. O svara também pode ser mudado com a ajuda do Khechari Mudra e Nauli Kriya.
7. “ Yogadanda”, um estratagema para descansar o braço nele por um período longo pode também ser muito útil em mudar o svara. Se você pressionar o ‘yogadanda’ sob sua axila esquerda e, sentar-se um pouco reclinado, seu svara direito será ativado. Da mesma forma, pressione o yogadanda sob sua axila direita e sente numa posição um pouco reclinada para ativar o svara esquerdo.
8. Numa postura de pé o svara pode ser mudado com se segue: – reclinando para o lado esquerdo e pondo pressão no pé esquerdo enquanto de pé, o Ida svara se tornará ativo. Do mesmo modo, reclinando um pouco para o lado direito e pondo pressão no pé direito, o Pingala svara será ativado.
9. A quantidade que se consome de ghee puro ativa o Ida svara enquanto que o uso de mel ativa o Pingala svara.
10. O licor pode mudar Ida svara para Pingala svara. Mas, se o licor for tomado quando Pingala svara está ativo, ai o Pingala svara continuara fluindo
.

This entry was posted in I H. L. Barotra and tagged , , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.