O significado e a importância do Hathayoga adiantado

Por: Kamalakar Mishra
Professor de Filosofia e Religião, Universidade Hindu Babaras, Varanasi;Professor Emérito, Dept de Estudos de Yoga,Universidade DigitalWonkwang, Cidade Iksan, Coréia do Sul

Traduzido por
Iva gicovate

O SIGNIFICADO E A IMPORTANCIA DO HATHAYOGA ADIANTADO COM ESPECIAL REFERENCIA À TRADIÇÃO DO NATHA YOGA

 I – A importância de Gorakshanatha

A visão do período medieval da Índia é escura e de degeneração em um sentido, mas brilhante e fértil em outro. É negra no sentido que a antiga e grande cultura Indiana que era muito racional, liberal e dinâmica degenerou em individualismo, obscurantismo e na fanática desigualdade social causada pela diferença de castas e daintocabilidade, e como resultado, a cultura Indiana estava se tornando fossilizada neste período. Mas, a imagem deste período é também brilhante no sentido que muitos yogues iluminados, Bhaktas, videntes e escritores inspirados que nasceram neste período, tentaram regenerar e reformar a sociedade Indiana e reviver as belezas da cultura antiga. Também tentaram re-estabelecer a veia cientifica da cultura Indiana e propagar o conhecimento e a sabedoria baseados em suas próprias experiênciasyóguica-espirituais. Gorakshanatha, popularmente conhecido como Guru Gorakshanatha foi um deles, talvez o melhor deles.

Videntes e yogues de todos os períodos da história Indiana verificaram, confirmaram e vivenciaram a profunda sabedoria da cultura Indiana em suas vidas, e ensinaram a mesma aos seus seguidores e a sociedade em geral. Isto é como a cultura Indiana sobreviveu através dos séculos apesar de ataques adversos de todos os lados. Guru Gorakshanatha pertenceu à classe iluminada. Era um grande yoguee líder espiritual e também um reformador social. Seu impacto foi sentido por toda a Índia. Foi um verdadeiro Guru, ‘Guru’ é o mais adequado epíteto aplicado ao seu nome.

A importância especial do Guru Gorakshanatha está no seguinte:

(a) Gorakshanatha rejeitou os rituais Karmakandaelaborados e mecânicos por um lado, e o Sannyasaexterno e negativo (renúncia formal) por outro lado. O objetivo da vida, tanto analisado na tradição Indiana como também reiterado por Gorakshanatha, é se tornar feliz e fazer os outros felizes também, ao atingir a Auto-realização através do sadhanayóguico. Goraksha destacou que a Auto -realizaçãonão pode ser obtida pelos rituais insignificantes doKarmakanda.

Similarmente, por outro lado, a Auto-realização não pode ser atingida, também, por um Sannyasaexterno sem renúncia interior. O que é solicitado é a pureza de coração ao trazer o estado de não ego e ‘Sarvatma-bhava’ (o sentimento de unidade com todas as pessoas, isto é, amor universal); não importa se um é ‘grhastha’’ (chefe de família) ou seguiu um Sannyasa formal. Além disso, o caminho que ensinou é o caminho universal, o caminho do Yoga, que é aplicável a todas as pessoas independente de casta, credo ou religião. Ele disse claramente que o caminho do yoga não é nem Hindu nem Muslim, ele transcende ambos.

(b) Embora Gorakshanatha (como também o seuNatha-pantha) seja especialmente famoso por praticas de Hathayoga e os seguidores do Natha-yoga sejam conhecidos como Hathayogues, não se trata de Hathayoga comum. É na verdade oHathayoga avançado que inclui Rajayoga e especialmente Adhyatma-yoga. Gorakshanatha modificou o Hathayoga comum e o elevou ao nível espiritual. Hathayoga é a base que sustenta cada outra forma de Yoga. Hathayoga é o corpo do yoga e Adhyatma-yoga (yoga espiritual) é a Alma do yoga; e corpo e alma não podem ser separados. Assim, a visão do yoga apresentada por Gorakshanatha é holística ou integral que incorpora dentro de si todos os níveis ou dimensões do yoga –físico, mental e espiritual.

(c) Uma das razões da grande influencia de Gorakshanatha na sociedade e a fácil aceitação de seu yoga pelas pessoas (mesmo pelas pessoas simples sem instrução).é que Goraksha foi um grande sintetizador e simplificador. Jnanayoga,Bhaktiyoga e Karmayoga eram as três mais populares formas de yoga espiritual, e elas foram mantidas separadas e diferentes uma das outras. Mas, Gorakshanatha apresentou a forma sintetizada de todas as três, e a fez muito mais simples para mesmo a pessoa comum entender. Isto fez seu yoga bastante atraente e facilmente inteligível. Na verdade, Goraksha pertence à linha de santos e místicos que apresenta a verdade de uma maneira sintetizada e simples. Talvez seja esta a razão porque Gorakshanatha junto com a escrita no Sânscrito que era a língua oficial dos estudiosos de seu tempo, muito freqüentemente falava e escrevia na língua do povo. Usou a mesma linguagem folclórica (geralmente usada por santos) conhecida como ‘Sadhukhadi-bhasa’ que é uma mistura de diferentes dialetos.

(d) O fator mais significativo em relação ao Natha-yoga, iniciado por Gorakshnatha, é que chegou como um movimento sócio-espiritual, Gorakshanatha explicou que o yoga não é somente um sadhanaindividual em isolamento, mas é necessariamente relacionado à atitude e ao comportamento dosadhaka (praticante de yoga) em relação ás pessoas em volta e em direção à sociedade em geral. Para se obter a Auto-realização, do sadhakaé solicitado praticar o sentimento de unidade para com os tão chamados outros. Naturalmente, contudo, ele/ela é solicitado a amar e servir as pessoas. Para o bem da sociedade, se preciso for, o sadhaka tentaria trazer uma reforma para a sociedade, tentando erradicar a desigualdade social, as castas e a intocabilidade.  Ao amar e servir a sociedade, o sadhaka atinge ‘saratma-bhava’ que é o fator componente do estado de Auto-realização. Gorakshanatha libertou a pratica yoguica do individualismo e mostrou sua necessária relação com o amor universal e serviço social. Esta é a grande contribuição do Natha-yoga.

(e) Visto que a linha de Matsyendranatha – Gorakshanatha pertence à tradição Tantrica eNatha-pantha é claramente um ramo do Tantra, herda todas as características da filosofia esadhana Tântricos. O mundo é a manifestação do Poder Divino (Shiva-Shakti), a atitude do sadhakadeveria ser aquela que o mundo também é sagrado e divino e, portanto, deveria existir a atitude de adoração em relação aos objetos do mundo. AKundalini é a mesma Shakti divina adormecida em nos. Ela tem que ser despertada, feita fluir e encontrar Shiva, levando ao estado da unidade deShiva-Shakti (Shiva-Shakti-Samarasya) que é o objetivo do praticante de yoga.

Alem disso, Gorakshanatha, seguindo a linha doTantra, sustenta que os desejos (especialmente o desejo sexual) têm que ser controlados, não por rejeição e repressão, mas, por sublimação.Brahmacharya (retenção da energia sexual) é necessário para a preservação da energia vital, mas tem que ser alcançado não por suprimir o sexo, mas, por sublimá-lo e em fazê-lo fluir pelos canais sublimes do amor, Bhakti, criatividade estética, etc. A mulher é para ser olhada não como um objeto deBhoga (prazer), mas, como objeto de respeito e reverencia; ela tem que ser tomada como a encarnação terrena da mãe divina.

II – O SIGNIFICADO DO YOGA

Para entender o significado do Natha-yoga, seria necessário e também pertinente primeiro tornar claro o significado do yoga em geral. Yoga pode ser definido por dois pontos de vista:

(i)     do ponto de vista do objetivo ou meta do Yoga e

(ii)   do ponto de vista da técnica ou sadhanaempregado para alcançar a meta.

Do ponto de vista do objetivo, Yoga é definido como junção ou se nivelar ao Eu Superior que é o eu verdadeiro. Em outras palavras, a Auto-realização é o objetivo do yoga. Na tradição Yoguica Indiana, Deus é concebido como seu próprio Eu Superior que é o Eu cósmico ou universal, o Eu de todos os euscomo o oceano o é para com suas ondas. Daí os dois termos ‘Auto-realização’ e ‘Realização em Deus’ possam ser usados como sinônimos. Na verdade, o Eu ou Deus é a Consciência superior ou transcendental ou divina que é alcançada ou percebida pelo Yoga. Assim, o objetivo ou meta do Yoga é a mesma – chame-a de Auto-realização ou de Realização em Deus ou chame-a de obtenção da Divina Consciência.

Todos os sistemas ou tradições do Yoga estão geralmente de acordo sobre o objetivo do yoga como Auto-realização embora, difiram em relação à verdadeira natureza do Eu. Entretanto, enquanto concordam no ponto em que Auto-realização é a meta do Yoga, apresentam diferentes visões do estado de Auto-realização.

A diferença marcante entre os sistemas yoguicos é a da técnica. O Yoga é principalmente a técnica ou o caminho de vida pratico ou sadhana para alcançar a Auto-realização que é a meta. Na Índia, há duas tradições principais de Yoga; uma é a tradiçãoSamkhya e a outra é a tradição Tantrica. A tradiçãoSamkhya é representada pelo Yoga – sutra dePatanjali e é aceita, com pequenas variações, peloJainismo, Budismo e o Advaita clássico – Vedanta. O yoga Tantrico é representado pela tradiçãoShaiva-Shakta (especialmente pelo Shaivismo daCashemira), Tantrismo Vaishnava e o TantrismoBudista conhecido como Vajrayana.

Como é bem conhecido, na tradição Samkhya(representado pelo Yoga de Patanjali), o yoga é definido como uma sucessão de modificações ou correntes de pensamento (‘yoga cittavritti-nirodhah’). Claramente, esta definição foi dada do ponto de vista da técnica. O objetivo que é alcançado por esta técnica é mencionado no próximo aforismo dePatanjali e, que é a obtenção da natureza verdadeira do eu que é pura ‘drashta’ (vidente) e não o fazedor (‘tada trashtuh svarupe avasthanam’). ‘Cittavritti-nirodhah’ é realmente a técnica de acalmar ou relaxar completamente a mente. De acordo com a tradição Samkhya, a verdadeira natureza do eu é puro ‘drashta’ (vidente) e não ’Karta’ (fazedor), o estado superior de ‘samadhi’ é o que é chamado de ‘Nirvikalpa-samadhi’ que é o estado de consciência ou contentamento sem pensamento.

Mas, de acordo com a tradição Tantrica, a verdadeira natureza da Consciência ou do Eu é dinâmica. O Eu está cheio de atividade espontânea e natural que é chamada tecnicamente de ‘Spanda’ ou ‘Kriya’ e que é basicamente diferente da ação voluntária e esforçada chamada de ‘Karma’. Naturalmente, entretanto, o estado mais alto deSamadhi de acordo com a tradição Tantrica é o que é chamado de ‘Sahaja-Samadhi’ que é a unidade ou síntese de ambas, quietude e atividade, as duas em uma. Pode ser paradoxalmente chamada de ‘atividade na inação’que significa uma atividade totalmente relaxada e sem esforço. No estado de ‘Sahaja-samadhi’ se está sentado no Eu, fazendo nada e ainda, ao mesmo tempo a atividade espontânea flui naturalmente e automaticamente ou emana dela e através dela. Quando a mente esta completamente parada pela prática de ‘Cittavrtti-nirodha’, então a consciência não permanece inativa, mas a atividade espontânea (Spanda ou Kriya) é, então, automaticamente liberada de dentro. Isto acontece porque a atividade espontânea (‘Kriya’ ou ‘Karma’) é a própria natureza da Consciência interna ou do Eu. Assim, o estado de Sahaja-Samadhinaturalmente incorpora nele próprio os méritos deNirvikalpa Samadhi.

À luz da discussão acima, se tornaria mais fácil para entender porque o Tantra define o Yoga, do ponto de vista de técnica, como o despertar da Kundalini. De acordo com o Tantra (como já mencionamos), a Consciência é a força ou energia ou poder(Shakti), é sem dúvida a energia ciente, ‘citti-shakti’. Na linguagem do Tantra yoga a consciência é simbolicamente chamada de Kundalini. O fluxo deKundalini é na verdade o fluxo da Consciência nos diferentes níveis de personalidade – físico, mental e espiritual. Quando a Consciência é libertada das obstruções e impurezas, o fluxo de Kundalini é solto.Cittavrtti-nirodha’ é um dos mais potentes métodos de purificação da consciência e assim ativa a soltura de Kundalini. Assim, o Tantra yoga de Kundalinicomplementa ou completa o yoga de cittavrtti-nirodha. O Tantra complementa o Samkhya. Neste artigo nossa proposta é que o Tantra seja o yoga completo que sintetiza dentro de si todas as diferentes formas de Yoga.Os adeptos doNathayoga seguiram a linha holística da tradiçãoTantrica e também expressaram a mesma em seus ensinamentos.   

III – A IMPORTANCIA DO CORPO E DO CORPO-YOGA:     

Embora a consciência seja a principal preocupação do sadhaka (praticante yoguico), o corpo também se torna igualmente importante porque o corpo é o correlato da consciência. O corpo tem um importante papel, na verdade um papel necessário, no aparecimento da consciência. Daí, o yoga relacionado ao corpo ser indispensável. A seguir estão os pontos de importância do corpo no yoga:

(a)   O corpo é o condutor da consciência. A analogia da energia elétrica é bem adequada neste contexto. A corrente elétrica precisa de um meio, um fio condutor, por exemplo, para fluir e se expressar. Alem disso, o fio condutor deve estar numa condição adequada para facilitar o fluxo de eletricidade. Mas, normalmente o condutor esta opaco e assim ele também obstrui o fluxo, resultando na perda da corrente elétrica e caída de voltagem. Assim, o condutor tem um papel dual – serve como o meio para o fluxo de eletricidade, como também apresenta obstrução e obstáculo no fluxo. Pesquisas cientificas foram feitas para encontrar o super condutor que não tem obstrução e que assim não causa perda de eletricidade. Os cientistas obtiveram sucesso ao descobrir tal supercondutor (Um cientista ganhou o Premio Nobel no campo de super condutividade).
A consciência é como a corrente elétrica e, o corpo é como fio condutor que serve como meio para o fluxo de consciência. Mas, visto que o corpo também tem obstruções internas, também obstrui o fluxo da consciência. Contudo, os cientistas de yoga descobriram o caminho para purificar o corpo e libertá-lo dos elementos obstrutores. Descobriram as técnicas yoguicas que ajudam a remover as obstruções no corpo. O processo chamado ‘Shuddhi’ (purificação). ‘Shuddhi’ é descrito através de vários termos yoguicos como ‘Nadi-Shuddhi’ (purificação dos nervos), ‘Tattva-shuddhi’ (purificação dos elementos), ‘Chakra-shuddhi’ (purificação dos chakras) etc. Quanto mais o corpo estiver purificado, mais fácil será o fluxo de consciência. Na linguagem yoguica, o fluxo de consciência é simbolicamente chamado de Kundalini. Assim, para o fluxo de Kundalini ‘Shuddhi’ (purificação) das células do corpo é necessária.

(b)   É um fato obvio que a consciência é correlata e amarrada ao cérebro. Uma mudança no condicionamento do cérebro causa uma mudança no estado de consciência. É também verdade que, a consciência se desenvolve, e amadurece com o desenvolvimento do cérebro. Por exemplo, a consciência de umacriança se desenvolve somente quando seu cérebro se desenvolve e amadurece. Defeito no cérebro causa defeito na consciência da criança.

A consciência fica fascinada dentro do cérebro, assim se diz e, portanto, o despertar da consciência depende do despertar dos plexos no cérebro. Os yogues obtém sucesso ao liberar suas consciências do cérebro e, portanto, se tornam capazes de operar suas consciências sem a ajuda do cérebro. Mas, isto se torna possível ao trazer a mudança solicitada no cérebro. Contudo, uma mudança no cérebro e em seu centro nervoso não acontece só pelo yoga físico; ele (yoga físico) necessita ser saturado pelo yoga espiritual deauto-purificação que foi adicionado. O ponto é que o yoga físico é necessário, embora não seja por si só suficiente.

(c)  De acordo com a metafísica Tantrica (aceita por Gorakshanatha), existe uma unidade de substancia entre o corpo e a consciência (espírito). O corpo é uma forma solidificada ou coagulada do espírito (consciência), assim se diz. Isto é algo como o vapor (que é uma forma de gás) que se torna liquido na forma de água e se torna sólido na forma do gelo. O corpo é transformado em consciência. Istoimplica que o corpo seja transformado em água e água em vapor. Em outras palavras, o corpo pode ser espiritualizado. Os yoguesavançados têm sucesso em transformar seus corpos.

(d)  O Hathayoga é o yoga do corpo, mas o objetivo do Hathayoga também é, claro, a Auto-realização. Saúde e disposição física são os benefícios colaterais do Hathayoga. Já mencionamos que a limpeza ou purificação do corpo facilita o fluxo de kundalini ou consciência. A Consciência é o Eu, e o Eu se expressa através do corpo e da mente purificados. Dai a purificação do corpo e da mente ajudar a trazer a Auto-realização. Contudo, a disposição física e a saúde naturalmente e, automaticamente resultam deste processo. O que é importante notar é que a negligencia para com o corpo – yoga pode atrapalhar o processo de Auto-realização porque o corpo despreparado que tem impureza e obstrução pode resistir ao fluxo ou ao alvorecer do Eu ou Consciência ouKundalini.

IV – COMPONENTES DO HATHAYOGA AVANÇADO 

a.   Concepção de Obstrução e Shuddhi:

Antes de conhecer os componentes ou ingredientes do Hathayoga avançado, é necessário compreender o conceito de impureza no corpo, que obstrui o fluxo de consciência e o fluxo da energia vital. A obstrução corporal pode ser descrita por vários termos como ‘tensão’, ‘rigidez’, ‘congestão’, ‘opacidade’, ‘inflexibilidade’, ‘dureza’, ‘stress’,etc. Podemos entender este ponto com a ajuda de exemplos. Por exemplo, o corpo da criança ou do adolescente é mais flexível e menos rígido do que o corpo masculino. Isto é porque corpos adolescentes têm menos impureza do que corpos mais velhos, e os corpos femininos têm menos impureza do que os masculinos.

Quando o corpo está ‘tenso’ou ‘rigido’, o fluxo de consciência, como também o da energia vital, fica obstruído.O que obstrui é chamado de impureza. A fim de que o fluxo solicitado seja facilitado, é necessário livrar o corpo de sua impureza. A prática de Hathayoga quebra a tensão (ou rigidez ou stress) e traz ‘Shuddhi’ ao corpo. Isto facilita o fluxo de consciência (ou chame-o fluxo de Kundalini ou o fluxo do Eu). O Shuddhi (purificação) também engatilha a regeneração das células do corpo resultando em longevidade e saúde do corpo.

Contudo, deve-se esclarecer neste contexto que a purificação verdadeira do corpo, ou a quantidade desejada de purificação não vem pelo corpo-yoga(Hathayoga) somente; é necessário praticar o yoga ou meditação de auto purificação enquanto praticarHathayoga. O ponto é que a prática ou sadhana de purificação espiritual é necessário mesmo para a purificação corporal. Ao fazer a meditação de auto purificação enquanto pratica Hathayoga, se percebe a diferença entre Hathayoga avançado doHathayoga comum. Assim, o Hathayoga adiantado não consiste em adicionar praticas novas e extrasao Hathayoga, mas consiste em praticar oHathayoga de uma maneira diferente.YOGASANA

(ii) A proposta imediata do yogasana é libertar o corpo da tensão ou rigidez e fazê-lo flexível e leve. Por isto, flexionamos e alongamos o corpo, especialmente a coluna vertebral, de diferentes modos. O segredo do yogasana é flexionar ou alongar o corpo enquanto consciente e deliberadamente relaxa ou solta o corpo. Quanto mais soltamos o corpo, mais a proposta doyogasana é alcançada. Quando deliberadamente soltamos ou relaxamos, o corpo natural e automaticamente tende a flexionar para frente e alongar, e isto quebra a tensão ou rigidez do corpo. O yoga é solicitado muito mais quando o corpo fica mais velho, porque o corpo continua a se tornar cada vez mais rígido na idade avançada. As pessoas idosas não podem fazer o yogasana com sucesso a menos que façam-no deliberadamente soltando o corpo. Isto quebra a tensão do corpo, e quando relaxamos, o resultado é um profundo relaxamento do corpo (o que acontece no caso de Yoga nidra). O corpo não pode conseguir profundo relaxamento ate que a tensão do corpo seja quebrada.

Bandha (que consiste de Mulabandha, UddiyanaBandha e Jalandhara Bandha) faz parte doyogasana. Produz o efeito do que pode ser chamado forte ‘pressão aguda’.O Bandha deve ser feito ao se contrair fortemente a parte relacionada. O Bandha também quebra a tensão. O bandha pode ser chamado de ‘auto pressão aguda’, e deve ser feito de maneira exata. 

PRANAYAMA 

(iii) A mesma técnica (soltar e relaxar) é para ser adotada enquanto pratica Pranayama. O praticanteyoguico, deliberadamente, solta e, relaxa todo o corpo, especialmente o sistema respiratório, e faz do corpo um fole (Bhati) e infla e desinfla o ‘fole’. Inflar resulta em, automaticamente, puxar a respiração para dentro e desinflar em levá-la para fora. A atenção do praticante não esta no inspirar e, ele/ela não faz esforço em inspirar, mas sua atenção esta em inflar o corpo-fole, que ele/ela deliberadamente usa e a inspiração segue automaticamente. Quanto mais amplo o inflar (do corpo-fole), mais  profunda a inspiração. A chave para isto pode ser obtida do fenômeno onde fazemos exercício pesado (como correr, subir escada rapidamente, etc) e o peito automaticamente infla mais amplamente e a inspiração naturalmente acontece mais profunda, e automaticamenterespiramos mais pesado e mais fundo. Mas aqui temos que fazer do peito um fole (ou de todo o corpo o que os cães fazem automaticamente depois de correrem) e artificial e deliberadamente fazemos o inflar e o desinflar do ‘fole’, resultando em respiração profunda e pesada. Assim, estepranayama é mais do tipo de respiração profunda e de respirar com todo o corpo, o que oxigena altamente o corpo e leva o dióxido de carbono para fora, e assim o corpo é purificado.

Neste contexto deve ser observado que, enquanto fazemos esta espécie de pranayama, Kumbhaka(retenção da respiração) não acontece deliberadamente, mas sim, Kumbhaka, acontece automaticamente como resultado da respiração profunda. Respirar é um processo natural de oxigenação do corpo e também de soltura de tensão do corpo. Mas, quando o corpo se torna pleno de oxigênio e também bastante relaxado, então fica sem necessidade de respirar, e a respiração automaticamente pára ou permanece suspensa (até que o corpo precise de oxigênio fresco). Isto é o verdadeiro significado de pranayama, e isto é porque os yoga-sutra de Patanjali definempranayama como ’a cessação ou suspensão do processo de inspirar e expirar’ (shvasaprashvasayohgativicchedah pranayamah). Muitas espécies de animais hibernam desta forma e, permanecem no estado de animação suspensa.  Muitos yoguestiveram sucesso em fazer isto, o que é chamado de ‘Jada-sanadhi’.

Assim, nem yogasana nem pranayama devem ser feitos de uma maneira forçosa. O corpo naturalmente exige ambos e, temos que seguir e facilitar o processo natural. A pratica de yoga facilita o processo da natureza.

PURIFICAÇÃO ESPIRITUAL

(IV) o mais importante componente do Hathayogaadiantado é o ato deliberado de saturar (esgotar) a pratica de Hathayoga com o yoga de purificação espiritual. Geralmente, trazemos a auto-purificaçãoindiretamente através da pratica de sadhanasespirituais como Bhaktiyoga, Jnanayoga,Karmayoga, Layayoga, etc.; mas, podemos também trazer diretamente a auto-purificação ao praticar a vontade (samkalpa) a fim de se tornar puro e bom. Isto é, podemos, diretamente nos fazermos puro se assim o quisermos. Isto significa querer, desejar ou decidir se tornar puro. “Torna-se puro’, tornar-se sem ego’ descritos como sinônimos por termos como ‘tornar-se bom’, ‘tornar-se sem ego”, ‘tornar-se amoroso’, ‘ render-se a Deus e seguir o caminho de Deus’, tornar-se nobre de coração’ e assim por diante. Purificação é um processo de mudança interior, mudança de coração. Pode ser intencional e diretamente feito. Contudo, não se pode se tornar puro repentinamente. Tem que se praticar a purificação diariamente.

Se o Hathayoga é praticado sem a pratica da purificação, simultaneamente, é mecânico e seco espiritualmente, e isto é o Hathayoga comum. Mas, no Hathayoga adiantado esgotamos cada pratica deHathayoga (asana e pranayama) com a vontade e a idéia de nos tornarmos puros. Isto é, em cada pratica de Hathayoga misturamos a pratica meditativa de nos tornarmos bons e puros; fazemos ambos simultaneamente, juntos.

Contudo, podemos e devemos praticar a pureza espiritual independentemente, também (à parte de praticar Hathayoga). Gorakshanatha disse que assim como nos alimentamos todo dia, devemos praticar limpar o coração todo dia. O Ego é a coluna de base em torno da qual todas as impurezas se penduram. Assim, o ego é a impureza principal. Falando filosoficamente, o ego é o principio de separação e limitação. Quando eu me separo, ou me corto fora, dos outros (os tão chamados outros) e me limito a minha individualidade particular a qual chamo de ‘eu’ ou ‘mim’, então isto é chamado de ego. Quando o ego cai, todas as outras impurezas e obstruções caem automaticamente. O ego é o bloqueio ou obstrução principal no nosso fluxo de consciência (Kundalini) e assim é a principal barreira na obtenção da Auto-realização.

Há dois caminhos principais de derreter ou aniquilar o ego. Estes dois são complementares um do outro, ou são dois aspectos de um e o mesmo sadhanaespiritual. Um caminho é a ‘Meditação’ que significa render ou incorporar o ego (ou consciência individual) na consciência cósmica transcendental (que é divina e chamada de Deus ou Brahma ouShiva ou Shunya ou Tao). Isto é chamado de ‘Layayoga’ que significa o yoga da ‘dissolução’ (do ego), os yogues também o chamam do yoga do ‘morrendo’ enquanto ‘vivendo’. Quando o eu individual (ego) rende-se ao Eu cósmico ou divino (ou Deus), então perde sua obstrução e começa a servir só como um instrumento ou meio pelo qual a consciência divina trabalha e se expressa.

O outro caminho é o que é chamado de ‘Advaita-bhava’ ou ‘ Sarvatma-bhava” que significa sentir  a unidade com todos os seres e querer o bem de todos. Em outras palavras, é o sadhana do amor universal. Buddha o chamou de ‘Maitri-bhavana’ (‘Maitri em Sânscrito e ‘Matta” em Pali literalmente significa ‘amizade’, mas, Buddha o usou para amor que significa querer bem a todos os seres). Buddhacodificou Maitri-bhava (ou Advaita-bhava) na forma de yoga meditativo e o ensinou para cultivar amor e compaixão através desta pratica yoguica. Gorakshanatha aprecia e aceita esta linha deSadhana.

O dissolver do ego e o emergir do amor são mutuamente complementares. Quanto mais o ego se dissolve, mais acontece a soltura do fluxo de amor, pois o amor é a verdadeira natureza do eu interior. E, quanto mais o amor flui (ou é feito fluir através da pratica de Maitri-bhavana), mais o ego se dissolve.

Estes dois caminhos complementares são em si meio como também fim. Na esfera espiritual, o meio e o fim se tornam um. O que é para ser alcançado (como o fim), o mesmo é para ser praticado (como meio).

Na tradição Tantrica, estes dois caminhos são descritos por dois termos ‘Atma-vishranti’ e “Atma-prasara’. ‘Atma vishranti significa ‘repousar no Eu’ ou ‘estar no Eu’. Se realmente significa dissolver o ego ou a consciência individual na consciência cósmica (Eu cósmico),“Atma-prasara significa ‘extensão’ ou expansão’ do eu em todas as coisas e em todos os seres. Isto na verdade significa sentir a unidade com todos, o que é chamado de amor universal.       ‘Atma-vishranti’ e ‘Atma-prashara’ são duas classes vastas sob a rubrica na qual todos os sadhanasyoguicos (espirituais) podem ser classificados. Cada e, todo sadhana virá sob uma ou outra classe. E, como já afirmamos, os dois são complementares um do outro. Pelo contrário, eles são os dois aspectos simultâneos de um e o mesmo sadhana, ou duas características simultâneas de um e do mesmo estado de consciência yoguica. Uma onda individual, quando se dissolve ou se mistura no oceano (que é sua verdadeira natureza), se torna um com o oceano e naturalmente percebe sua unidade com todas as ondas do oceano. Similarmente, o estado de não ego é também o estado de unidade (amor) com tudo e com todo ser. O ‘Siddha’ (o realizado) reside no estado sem eu de consciência e permanece sentado no Eu (Atma vishranti). Mas, este Eu não é limitado a um eu individual e particular, é onipresente em todos os eus. Assim o Siddha sente a unidade com todos os eus (Atma prashara), e o amor universal espontaneamente emana ou flui deste estado de altruísmo (sem ego) de consciência. Assim ‘Atma-vishranti’ e ‘Atma prasara’ são os dois aspectos simultâneos de uma e da mesma consciênciaSiddha.

(v) Kundalini-yoga: Outro componente importante doHathayoga avançado é o que pode ser chamado deKundalini-yoga. Vamos primeiro tornar claro sobre o que Kundalini realmente significa. Kundalini é geralmente entendida como um poderoso poder que repousa adormecido no Muladhara chakra. Mas, na verdade, não existe nenhum mistério sobreKundalini. Kundalini é o nome simbólico dado à consciência na linguagem do Tantra yoga. Como já explicamos, de acordo com o Tantra, a consciência é uma realidade dinâmica – energia ou poder (Shakti). Visto ser uma energia, atua ou se move ou flui, assim chamamos de fluxo de consciência ou o fluxo da Kundalini.

A consciência ou Kundalini tem dois níveis – o nível cósmico e o nível individual. Ao nível cósmico é a criadora do mundo e, é chamada de Mãe Kundalini. Na tradição Tantrica, Deus é concebido como a Mãe. Deus é na verdade a consciência (Citti ouSamvit), e esta consciência divina cria ou se auto manifesta  no mundo fora de Seu útero, assim se diz e assim Ela é chamada de Mãe consciência ou MãeKundalini ou Deus Mãe.

Ao nível individual, a consciência ou Kundalini é limitada à personalidade individual. A transcendental Mãe Kundalini cósmica, enquanto permanece ao nível cósmico, também se transforma no individual humano e vive na pessoa humana na forma individualizada limitada e adormecida ou latente. Mas, não esta completamente adormecida; está meio adormecida, e meio acordada, assim se diz; um estado de meio acordada Kundalini já trabalha na pessoa humana. Todos os trabalhos da pessoa – vital mental e espiritual – são trabalhos da Kundalini. Se a Kundalini pára de trabalhar, a pessoa humana ficará reduzida a uma matéria morta.

As Kundalinis individuais (eus individuais) estão ligadas à Kundalini cósmica. A Kundalini Cósmica é como o poder elétrico universal de uma casa, e asKundalinis individuais são como pontos de consumo de eletricidade, que estão todos conectados com o poder da casa de onde todo o poder surge. Akundalini cósmica entra no ser humano através doMuladhara e se movimenta para cima em direção aoSahasrara.

Na pessoa individual, a Kundalini não trabalha completamente, mas sim parcialmente, em três níveis –

    (i)       fisico ou biológico,

    (ii)     Mental ou intelectual e

    (iii)   espiritual.

    (i)      A mesma consciência ou Kundalini se torna menos sutil e toma a forma do ‘Prana’ (energia vital) e flui e trabalha no corpo como atividade vital. Isto é tecnicamente chamado de ‘Prana-Kundalini’. O despertar completo do ‘Prana Kundalini” leva ao rejuvenescimento do corpo.

    (ii)  A nível mental, Kundalini trabalha como idealização ou pensamento em todas as formas de saber, querer,sentir,etc.. Isto é tecnicamente chamado de ‘Nada Kundalini’. O despertar de ‘Nada-Kundalini’ resulta no aparecimento do que é chamado de ‘Pratibha’ (talento ou gênio). O aparecimento de ‘Pratibha’ em ambas as formas cognitiva e criativa depende, proporcionadamente, da quantidade de despertar do Nada- Kundalini.

    (iii) A nível espiritual, Kundalini trabalha com a percepção espiritual da consciência divina. É tecnicamente chamada de ‘Bhoda-Kundalini’. O despertar de ‘Bhoda-Kundalinileva á iluminação espiritual ou  ao que é chamado de Auto-realização que é análogo ao que é chamado de ‘Advaita- bhava’ ou ‘Sarvatma-bhava’ (amor universal).

Por Kundalini a maioria das pessoas entende somente o Prana-Kundalini que é a expressão biológica de Kundalini. Mas, como já afirmado, há também níveis  mentais e espirituais de Kundalini, respectivamente chamados de ‘Nada-Kundalini’ eBodha Kundalini. O significado literal de Kundalini é a ‘serpente feminina enrolada’. Por que a consciência é simbolizada como serpente, é um assunto diferente que não há espaço aqui para ser discutido. Contudo, muito brevemente, pode ser afirmado que a mais potente expressão da energia-Kundalini esta na forma de energia sexual que sutilmente e muito poderosamente trabalha em cada esfera da personalidade. A serpente é um símbolo sexual. (Porque a cobra é símbolo de sexo, é, porém, outro assunto). Visto que a consciência é Shakti (poder ou energia), seu símbolo Kundalini é chamadoKundalini-Shakti ou poder da serpente. Mais adiante, na língua Sânscrita o termo Shakti é gramaticalmente do gênero feminino. Alem disso, na tradição Indiana a fêmea é tida como a encarnação de Shakti. Daí, Kundalini-Shakti ser simbolizado como a serpente fêmea. ‘Naga’ significa cobra e ‘Nagin’ significa a cobra fêmea; Nagin (a cobra fêmea) é tida como sendo mais feroz, mais ativa e mais poderosa do que Naga.

Agora, vamos chegar à técnica do despertar daKundalini e fazê-la fluir no corpo.

(a)   Visualização: Nos é solicitado visualizar o fluxo de consciência (Kundalini) desde a base da coluna à porção superior (desde oMuladhara ao Sahasrara e acima). Podemos visualizar o fluxo na forma de corrente de luz ou na forma de corrente de água (rio). Também, temos que visualizar o oceano de luz ou o oceano de água acima do Sahasrara e, visualizar o fluxo da corrente ou rio deKundalini fundindo-se naquele oceano.

(b)   formar um fim negativo pela pratica da meditação de purificação na área acima da cabeça: a lei do fluxo da corrente elétrica é que flui do ponto positivo ao ponto negativo ou ao ‘aterrar”no qual termina; se a eletricidade não conseguir o”aterrar’ ou o ponto negativo, então não pode fluir. Isto se aplica ao fluxo deKundalini, também. O lugar abaixo doMuladhara é o ponto positivo, e o lugar acima do Sahasrara é o ‘aterrar’ ou o ponto negativo. O ‘aterrar’ também pode ser chamado deShunya (vazio ou vácuo). Mas, o ponto ‘Aterrar’ permanece adormecido; temos que criar ou ativar o aterrar ou o vazio (ponto negativo). E, a técnica de criar o’aterrar’ é praticar a meditação de auto purificação nesta área. Nos é solicitado concentrar na área acima da cabeça e meditar para se tornar puro e bom e render nossos eus. Temos que fazer isto com a visualização do fluxo. Não temos que ‘empurrar’ o fluxo de Kundalini vindo do Muladhara, mas temos que “puxar” o fluxo proveniente do Sahasrara. Mas, a menos que pratiquemos a meditação de purificação, o aterrar ou vazio (vácuo) não será criado e aKundalini não fluirá (em direção da área da cabeça). Assim, a meditação de purificação é um ‘must”(uma coisa necessária).

(c)   Pratica de Laya – yoga: Um método análogo da auto-purificação que facilita o fluxo daKundalini, é praticar o yoga da dissolução ou união (Laya-yoga) Nos é solicitado meditar na consciência cósmica divina transcendental, e praticar fundir nossa consciência individual (consciência egóica) nela. Isto é, na verdade, o yoga da auto rendição – rendição do ego e da vontade – na consciência Divina e, a conseqüente fusão com o Divino. A consciência Divina esta situada em volta de todo o nosso corpo ( e também dentro do corpo), mas do ponto de vista da praticayoguica, é mais fácil e mais frutífero meditar na consciência divina transcendental, visualizando-a na vasta área acima doSahasrara. Os yogues meditam na consciência divina transcendental acima da cabeça e também em volta do corpo e, fundem sua consciência individual nela. O corpo como um iceberg(montanha de gelo) flutuando no oceano da consciência e, osyogues por purificarem o corpo,o fundem no oceano (de consciência).

 (vi) Yoga-Nidra

 Uma sub-técnica muito útil e eficiente dentro doAtma-vishranti, praticada no Hathayoga adiantado é o que é chamado de ‘Yoga-Nidra (o sonoyoguico). No sono yoguico (yoga nidra) o corpo fica em relaxamento profundo ou em profundo descanso enquanto a consciência permanece acordada. É uma técnica de oferecer profundo descanso ao corpo e também à mente. Yoga-nidra, acompanhado de meditação Laya (fusão do ego ou da consciência individual na consciência transcendental) pode também levar à Auto-realização.

A seguir estão as sete etapas na pratica doYoga-nidra:

(a)   Deite-se no estado de relaxamento e dê um descanso ao corpo e a mente. Se o corpo estiver cansado, você sentira uma sensação agradável de descanso dos membros do corpo. Aproveite a sensação de repouso até que o corpo se recobre do cansaço. Assim, o primeiro passo do Yoga-nidra é usufruir a sensação de repouso do corpo.

(b)    O segundo estágio é deliberadamente soltar ou relaxar todo o corpo como quando fazemosshavasana. Solte e relaxe as partes do corpo uma por uma e também, todo o corpo junto. Permita que o corpo e a mente repousem.

(c)    O terceiro passo consiste na visualização do fluxo de consciência (fluxo de Kundalini) na forma de corrente de luz ou rio (corrente de água) do Muladhara para o Sahasrara. Isto é o mesmo mencionado antes no contexto deKundalini-yoga.

(d)    A quarta etapa é fundir a consciência individual na consciência transcendental como feito na pratica de Laya-yoga. Isto é, novamente como mencionado antes no contexto de Kundalini-yoga.

Existe um beneficio duplo de yoga-nidra. Fornece profundo repouso ao corpo e a mente por um lado, e ajuda a atingir a Auto-realização pela fusão do ego à consciência cósmica, por outro lado.

Para concluir, todos os componentes doHathayoga avançado – Yogasana e Pranayama(ambos praticados de uma maneira especial, já mencionada antes), a pratica meditativa de purificação, Kundalini-yoga e Yoga-nidra – todos eles, por remover as impurezas e obstruções do corpo e da mente, faz a pessoa humana apta para a completa expressão ou fluxo de consciência (ou chame de fluxo de Kundalini). Isto finalmente leva ao estado de Auto-realização onde todo o mundo fica incorporado no Eu e, a atividade espontânea e benigna naturalmente emana do Eu em Sahaja-samadhi.

This entry was posted in Kamalakar Mishra and tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.