Natha Yoga Sampradaya e Asana

M. S. ViswanathaPor: M. S. Viswanatha
Tradução: Iva Gicovate

Para ler o artigo original clique aqui… 

A prática de yoga está trazendo uma mudança gradual nas pessoas em todo o mundo. Embora, a maior parte dos indivíduos modernos esteja praticando asana por yoga, a atitude dessas pessoas está mudando e se tornando diferente. Elas estão tendo um novo foco em suas vidas.

Embora, a circulação dos diferentes tipos de yoga e, as reivindicações dos proponentes dos modernos sistemas de yoga estejam confundindo o praticante de yoga, o desejo de praticar yoga está resolutamente aumentando. Obrigado ao ‘Asana”, o terceiro membro do yoga.

O asana queima o rajoguna e remove as oscilações da mente. A prática de asana muda as condições do sistema corporal fazendo-o funcionar melhor. A paixão e loucura pelos desejos são controladas e finalmente o desejo ganha valores mais elevados de vida, tais como equilíbrio na vida, prazer da benção eterna etc., e se torna mais forte.

O asana não pertence a nenhuma religião. O lugar, tempo, sexo ou idade não restringirão a prática do asana. Isto é percebido claramente, hoje. Pessoas de quaisquer esferas de atividade de vida estão praticando asana. O asana não precisa de alguma inteligência especial para praticar e perceber o benefício dele, porque se terá uma experiência direta dos conhecimentos quando se pratica asana.

O Natha Yoga Sampradaya dá a maior atenção ao discípulo e à prática de yoga. Hatha yoga é o sistema de Natha Yoga Sampradaya que ajuda o praticante a se tornar o mestre das forças físicas. O objetivo do yoga é samadhi e pode-se alcançar samadhi em qualquer período da vida. O corpo é refinado e purificado e atingiu um plano superior para a iluminação espiritual. Este corpo não é mero físico, mas também mental, intelectual, emocional etc. Hatha yoga inclui asana, pranayama, mudras etc..

O praticante é treinado para praticar asana sem nenhuma interrupção. Resistência e dor no asana são conquistados com uma prática constante.O equilíbrio da mente, o balanceamento dos sentimentos e a alegria de tudo isto são vivenciados no asana.

Como os Nathas provém da maior parte da sociedade, eles ensinam yoga para que a mente fique incondicionada e livre. Eles chegam às pessoas, independente de seus status e condições, e os iluminam. Os Nathas compartilham seu valoroso conhecimento com qualquer um. A ênfase está na obtenção espiritual que não tem nada a ver com casta, status, etc.

O asana é ensinado para manter o aspecto físico do corpo e também para desfrutar da benção. Os nomes dos asanas indicam o significado interno e o desafio que o praticante tem em encontrar o espírito do asana.

O Natha Yoga Sampradaya é a tradição mais capaz em trazer união e unicidade às pessoas e o asana é o melhor membro que os Nathas prescrevem para ser praticado no começo.
Uma análise sistemática do nome, método de prática e benefício ganhos pelo asana levará a um correto entendimento de Natha Yoga Sampradaya como também a importância do asana.

This entry was posted in Temas and tagged , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.