Terceira conferencia sobre a tradição Natha Yoga Sampradaya

Terceira Conferencia Internacional  “NATHA YOGA SAMPRADAYA TRADITION”Por: Bhola Nath Yogi
Índia – 2010 
Tradução: Iva Gicovate

Para ler o artigo original clique aqui…

Logo YococenTerceira Conferencia Internacional 
“NATHA YOGA SAMPRADAYA
TRADITION”

O Natha Yoga é uma tradição filosófica do Hinduismo. Existe desde tempos imemoriais. A tradição Natha Yoga é baseada na filosofia espiritual fundada pelos grandes Natha Yogues, Sábios, Santos e Yoga Sadhaka. Esta especial filosofia Natha expandiu-se por todo o mundo no século XXI, com a mesma filosofia e selfless karma (trabalho altruista), praticada por nossos Yogues Nathas sacrificados (sofridos) desta parte do mundo.

O Centro Internacional de Coordenação de Yoga (YOCOCEN), Brasil, organizou a terceira Conferencia da Tradição do Natha Yoga Sampradaya com as palavras “Renovando a Sabedoria Natha” de 23 a 25 de abril, em Pokhara, Nepal, sob a liderança de Maria helena de Bastos Freire, a presidente do YOCOCEN e foi co-organizado por Gorakshyanatha Sewa Sangh, Nepal. A conferencia foi agraciada por Yogues vivos legendários, cientistas filósofos, professores, intelectuais e Yogacharya do mundo.

A conferencia foi a primeira desta espécie no Nepal. Cerca de 50 representantes nacionais e internacionais, delegados e participantes representando Nepal, Índia, Espanha, Brasil, EUA, Reino Unido e Argentina estiveram presentes apresentando suas pesquisas baseadas em documentos sobre a Sabedoria Natha, sua filosofia, literatura, cultura e tradição yóguica. A cerimônia inaugural começou com a presença do Dr. Swami Prapanacharya e foi concluída na presença agradável de um yogue Vedantino Dr. Swami Ramanada Giri do Nepal. Os participantes da conferencia tais como Dr. Bhola Natha Yogi, Dr. Chintamani Yogi. Professor Dr. Trilok Chandra Majapuria, Dr. Ruy Alfredo de Bastos Freire Filho, Swami Shivanatha Yogi, Acharya Vishwanath, Ganesh Oli, Arun Subedi e Mahannatha Yogi apresentaram seus trabalhos sobre a filosofia Natha Yoga. A conferencia se objetivou em preservar, pregar, propagar e expandir a filosofia sutil da literatura Shaiva, Sabedoria de Gorakshanatha, Tradição e Cultura Natha por todo o mundo. A 3ªConferencia da Tradição Natha Yoga Sampradaya acabou com algumas conclusões relevantes e perfeitas sobre o estabelecimento do YOCOCEN no Nepal, expansão e extensão sobre a cultura do yoga de Gorakshanatha, Adinatha e Matsyendranatha e a tradição fundada por Gorakshanatha, com a ativa iniciativa do Dr. Bholanatha Yogi, coordenador da conferencia no Nepal.

“RENOVANDO A SABEDORIA NATHA”
Para ler o artigo original clique aqui…

A terceira conferência sobre a “Tradição Natha Yoga Sampradaya” começou promissora e cedo na sexta feira, 23 de abril em Pokhara (Cidade dos Lagos), Nepal. Os participantes viajaram da América (Brasil, Estados Unidos), Ásia (Tailândia) e do Sul da Ásia (Nepal, Índia) e as apresentações foram em várias línguas (Sânscrito, Nepalês e Inglês) e foram traduzidas para o Inglês e Português.

A conferencia foi inspiração da Sra Maria Helena de Bastos Freire e organizada pelo Centro Internacional de Coordenação de Yoga (YOCOCEN) do qual Maria Helena é a Presidente. O Gorakshyanath Sewa Sangha em Katmandu, Bhola Natha yogi do Lar de Paz das Crianças, Dang e Dr. Chintamani yogi do HVP – Katmandu colaboraram na coordenação da conferencia. A primeira conferencia aconteceu em 2006 em Rishikesh e a segunda em 2009 em Bangalore, Índia. O objetivo da conferencia foi enfatizar e analisar os aspectos práticos de Asanas, Pranayamas, Bandhas, Shat Kriyas, Mudras, Sharanas e as técnicas de Pratyahara Dhyana ao yogue moderno com a ajuda dos Siddhas, Swamis que mantiveram a tradição viva.

Antes de chegar em Pokhara, os participantes viajaram pela Índia e foram para Ghorahi, Dang. Enquanto em Dang, o Templo Shri Shiddha Ratna Nath Mat Chaughara foi visitado; yoga de manhã seguido por um tour ao museu de arte e a biblioteca com um delicioso almoço preparado pelos monges. Depois de um descanso no Hotel Dang, uma viagem ao Children’s Peace Home (CHP)(Lar da Paz de Crianças) foi programado. Lá os viajantes encontraram as crianças no CHP e, elas lhes foram dadas flores quando saíram do ônibus. Depois de usufruírem o chá e biscoitos todos se agruparam na sala de Meditação para o Satsanga que incluía dança destas mesmas crianças. Uma refeição deliciosa seguiu o Satsanga e todos tiveram uma noite muito agradável. No dia seguinte os participantes, mais uma vez, desfrutaram do yoga no templo e visitaram a Universidade de Sânscrito do Nepal em Beljhundi, Dang. Depois de arrumarem suas coisas embarcaram no ônibus para o próximo destino – Butwal.

Depois de um pernoite em Burwal, chegaram em Tansen para uma visita ao Templo Amar Narayana e viram a reconstrução do Tansen Durbar, que foi destruído pelo fogo em 2006. Algumas pessoas andaram a pé ate a montanha para ver a vista global da cidade e montanhas enquanto outras fizeram compras na feira. Todos, mais uma vez, embarcaram no ônibus para sua tão esperada próxima parada – Pokhara. Tão logo avistaram a cidade, depois de longa excursão, todos começaram a cantar uma música alegre “estamos felizes, tão felizes que estamos em Pokhara” repetidamente!

Isto continuou ate a chegada e o desembarque no Hotel Kantipur. Como tinham um dia para apreciar a cidade antes que a conferencia começasse, um tour a alguns lugares da cidade foi feito. Alguns lugares visitados foram ‘Devil’s Falls, Seti River Gorge e O Templo Bindhya Basini. Naquela tarde houve uma divulgação de imprensa organizada por Ghanashyam Yogi, do Comitê de organização e, Secretário da conferencia Natha Yoga, que foi prontamente seguido por uma chuva forte e de granizo que continuou por cerca de 30 minutos. Falaram que isto era um ótimo presságio para o começo da conferencia. Depois que a tempestade passou, dirigimo-nos (de carro) ao Lago Phewa Tal e então voltamos ao hotel para o jantar.

No dia seguinte, depois de uma seção refrescante de yoga às 6:00 da manhã, dada pelo Acharya Vishwanatha (membro de YOCOCEN, Índia), a conferencia oficialmente começou às 9:00 da manhã com instruções e acenderam o “fogo sagrado”, por Dr. Shyami Prapannacharya (Nepal), Swami Shivanath Ji Maharag (Índia) e Maria Helena acompanhada do Swastigan pelo jovem Bibek Yogi, Classe 8 do HVP-Katmandu. Apresentações de distintivos/laços seguiram o ‘Fogo Sagrado”.

Oradores eminentes foram anunciados por Ganesh Oli e o primeiro dia consistiu dos discursos de abertura pelo Dr. Swami Prapannacharya (Nepal) e Maria Helena (Brasil). Depois do almoço, de tarde houve uma discussão sobre Pratyahara e apresentações dadas pelo Swami Shri Shivanatha Ji Yogi sobre a estória da encarnação de Gorakshanath (como Gorakshanath nasceu de uma cinza que foi dada por seu guru Matsyendranatha, Gorakshanatha era ayonija – não nascido do órgão feminino(yoni), Dr. Trilok Chandra Majpuria (Nepal) falou sobre Gorakshanatha e Matsyendrananatha como estão relacionados e importantes para o Nepal e a filosofia Natha Yogi ( ponto de vista religioso e filosófico). Falou dos antecedentes de Gorakshanatha e como ele se tornou o discípulo de Matsyendranatha e, Dr. Chintamani Yogi (Nepal) falou sobre Goraksha Vani.

No 24º dia mais visitantes chegaram às apresentações proferidas por Rui Alfredo (Brasil) sobre Yoga do ponto de vista científico/botânico. Bhola Natha Yogi (Nepal) então falou sobre o Anahata Nada e Mohan(Nepal) apresentou a Cultura Natha no Nepal.

Depois de um breve intervalo, Ganesh Oli (Nepal) apresentou a historia e a filosofia Natha no Nepal e Acharya Vishwanath Yogi (Índia) falou sobre a pratica de Pratyahara e contou um historia sobre ter paciência. De tarde, Maria Helena Ji explicou seus desejos em relação à preservação do Yoga Natha e Swami Shivanatha Ji Yogi palestrou sobre Mudra e chakras com demonstrações de Bandha por um de seus discípulos.

Mais tarde à tarde houve um circulo aberto de alegre discussão sobre Dhyana que incluiu visitantes da Universidade Tribhuwan, Professor e palestrante de Pokahar.

No dia 25, os participantes mais uma vez começaram seu dia com yoga, café da manhã e a apresentação de Arun Subedi (Nepal) com a filosofia oriental e as doutrinas da Ciência Ocidental e os princípios de massa e energia.. O evento final, cerimônia de encerramento, começou com a observação do Swami Ramanand Giri Ji sobre a predominância de Gorakshanatha no mundo e, a conferencia terminou com um energético Yoga Rasa conduzido por Dr. Chintamani Yogi.

Os participantes almoçaram, arrumaram seus pertences e embarcaram no ônibus uma ultima vez. Deram um grande adeus (por agora) e rumaram para Katmandu!.

This entry was posted in Bhola Nath Yogi and tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.