Relatório do II Congresso Internacional – Barcelona-Espanha

Congresso

Profª. Maria Helena de Bastos Freire

Por: Profª. Maria Helena de Bastos Freire

de 10 a 13 de Novembro de 2005.

Tendo participado pessoalmente da criação dessa filial da I.Y.T.A., que tem sua sede em Sidney na Austrália, desejo informar a todos que se dedicam ao estudo e a prática do Yoga, de como se deu esse evento em Barcelona. Voltando as origens da entidade espanhola lembro-me que naquela ocasião, em que eu ocupava o cargo de Vice-Presidente Internacional da I.Y.T.A. da Austrália, recebi o encargo de divulgar os objetivos dessa Entidade Australiana e também de fundar filiais congêneres em locais com condições e pessoas dedicadas aos preceitos do Yoga.

Assim foi que em 1982 houve um 7º Congresso de Yoga da I.Y.T.A. em Porto Rico do qual participei, por ter também criado essa filial quando a professora Aury Moya veio ao Brasil para participar do Congresso Internacional de Professores de Yoga realizado por nós aqui, em 1973 em Bertioga no Estado de São Paulo.

Aury organizou um excelente encontro em Porto Rico em 1982 de onde novo desdobramento se deu, e Maria Teresa Martinez e atual Presidente Honorária, decidiu criarmos outra filial na Espanha em Barcelona. Assim em 1984 realizou-se o 8º Congresso da I.Y.T.A em Barcelona reunindo Professores de todos os cantos da Europa. A partir desse evento a Associação Espanhola foi crescendo sendo um modelo de ética e competência realizando muitos eventos menores, mas nem por isso menos significativos.

Esse ano de 10 a 13 de novembro participei do II Congresso da I.Y.T.A.  espanhola em Barcelona.

A abertura constou de um concerto e coquetel (sem álcool) com alguns pronunciamentos inclusive o meu em que sugeri que fosse adotado um “Saṁkalpa” para o evento que significa: uma intenção que nos propomos, um pensamento concentrado, vontade, convicção, desejo.

Esse Saṁkalpa com intenção de adotar outro conceito importantíssimo do Yoga que aparece citado noVedas, Upaniṣads e também no Bhagavad-Gītā, o “Adhikarabheda”.

E o que vem a ser isso?

Trata-se de uma proclamação da pluralidade amparada nas diversidades da própria natureza humana. Diferença de aptidões, de competência de disponibilidade. Por tanto sem superioridade ou sem supremacia de qualquer religião ou crença, seria isso uma síntese do Adhikarabheda absolutamente necessária nos nossos tão conturbados dias. Informei também que voltaria a esse tema na palestra que deveria proferir no dia 13, dia do encerramento, abrindo esse assunto para uma mesa redonda.

No dia 11 começaram as atividades no Centro de Congressos da chamada Casa de Convalescência no enorme e lindíssimo Hospital São Paulo (San Pau em língua Catalã). O hotel onde fiquei hospedada era ao lado, e bastava atravessar a rua para lá chegar. Não podia ser mais conveniente. A sala plenária era imponente, majestosa, enorme, as paredes decoradas com azulejos tendo coroando no seu centro uma cúpula de uns 30 metros de altura. Além das sessões plenárias havia ao lado duas salas muito grandes para Workshops especiais. No salão da plenária aconteciam as sessões de Savita Yoga (vibração e som como expressão da espiritualidade) e outras palestras de interesse mais geral.

Os Workshops eram dados por professores incluindo teoria e pratica.

Havia as pausas (breaks) entre as palestras, sempre com sucos, chá ou café e guloseimas.

As 13h30min serviam o almoço num outro salão com grandes mesas redondas onde nos confraternizávamos trocando informações preciosas.

Tive oportunidade também de divulgar o próximo Seminário que estarei realizando na Índia em Outubro de 2006 tendo, acredito, entusiasmado pelo menos umas 17 pessoas.

Pude rever amizades de décadas atrás como, por exemplo, Prudence Kestner representante da I.Y.T.A. nos Estados Unidos e que sempre participava dos Congressos Internacionais que eu organizei na Índia.

Fiz minha palestra no dia 13 tendo sido o tema o Adhikarabheda que já havia sido acessado anteriormente na abertura. Parece que gostaram e pretendem adotar. Poderia citar mais alguns reencontros, mas creio haver dado uma idéia da categoria e do clima desse encontro que certamente para mim será inesquecível.

This entry was posted in Maria Helena de Bastos Freire and tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.