2008
A Mitologia do Yoga
3 e 4 de outubro de 2008 – Curso teórico de 11 horas
Prof Carlos Eduardo G. Barbosa
O Yoga é um fenômeno cultural próprio da cultura sânscrita. Nasceu em meio a um complexo de mitos que transparecem em sua estrutura e em sua metodologia. São mitos bem conhecidos do Hinduísmo que se agregaram ao corpo doutrinário do yoga e que acrescentaram a ele valores éticos e uma forte significação mística. Nesses dois dias de atividade, vamos observar quais são os núcleos mitológicos que se expressam através do yoga e tentar entender de que maneira seu estudo pode ser útil para o praticante ter uma melhor experiência dessa prática.
Shat Chakra Nirupana – Descrições dos Seis Centros
13 e 14 de setembro de 2008 – Curso teórico/prático de 16 horas
Profª Sandra Jannarelli
Muitos eruditos em Yoga consideram o Shat Chakra Nirupana (Descrições dos Seis Centros) como uma das melhores obras a respeito dos chakras. Compilado em 1577 pelo hindu Purnananda, um guru de Bengala, será o texto principal de um estudo minucioso sobre cada um desses “centros de energia”. Venha participar e conhecer um pouco mais a respeito desses “padmas” ou “lótus” de captação, armazenamento e distribuição de energia no corpo. “O quarto centro está na altura do coração…. Aqui, você transita do campo da ação animal para um campo que é propriamente humano e espiritual… E, isto acontece quando no nível do coração, você desperta para a compaixão……É o início da humanidade….. Joseph Campbel ”.
Yogavishaya de Minanatha – Uma Síntese do Universo do Hatha Yoga
19 e 20 de julho de 2008 – Curso teórico/prático de 16 horas
Prof Carlos Eduardo G. Barbosa
Esta obra surpreendente, de autoria atribuída a Minanatha fundador mítico da linhagem tântrica Kaula, se propõe a elucidar a visão Natha sobre o Yoga em apenas 33 linhas de texto. Longe de decepcionar o leitor atento, no entanto, seu autor usa a linguagem cifrada do Tantra para desafiá-lo a fazer a descoberta de uma vida. Seu título sânscrito, “Yogavishaya”, significa “o objeto do Yoga”, ou seja, é uma obra que tem a pretensão de revelar o caminho secreto que os Nathas deveriam trilhar para realizar essa prática. É esse segredo dos criadores do Hatha Yoga que o autor sugere estar oculto por trás de cada palavra desse documento. Para que ele apareça, sua leitura precisa mergulhar para muito além das enigmáticas palavras que enxergamos em sua superfície. Minanatha, ou Matsyendranatha, teria sido supostamente o guru de Gorakshanatha, mas também foi o inspirador da escola tântrica Pratyabhijña, da qual fazia parte Abhinavagupta, criada na Cachemira décadas antes do surgimento do Hatha Yoga.
Marmas no Sushruta Shalya Tantra
8 e 9 de março de 2008 – Curso teórico/prático de 16 horas
Profª Anna Ivanov
A ciência do Yoga está intimamente ligada à Ayurveda. Integrando as suas aplicações mútuas, usando ferramentas ióguicas como o asana de acordo com as referências ayurvédicas bem como o uso de terapias ayurvédicas no auxilio do tratamento ióguico. O uso de pontos de pressão, chamados de “Marmas” no sânscrito, é uma parte importante dessa inferência Yoga / Ayurveda. Este workshop pretende apresentar o SUSRUT SHALYA CHIKITSA mensionado no Rg Veda e Atharva Veda, praticamente desconhecido hoje em dia, de uma forma simples e comparativa dos Marmas com os pontos da medicina chinesa. Os pontos Marmas podem ser usados especificamente para diagnóstico e para o tratamento de uma doença ou, muito comumente, na busca da saúde e da longevidade.
2007
Yoga Sara Samgraha – Compêndio da Essência do Yoga
10 e 11 de novembro de 2007- Curso teórico/prático de 16 horas
Profº Dr. Arthur Shaker Fauzi Eid
Yogadarshana é um dos seis pontos de vista dos Vedas, baseado em antigos tratados, teve Patanjali como seu grande compilador. O principal comentador do Yogadarshana é Maharshi Vyasa, em seu tratado Vyasa Bhashya.
Vijnana Bhikshu, provavelmente um mestre budista do séc. XVII, explica em seu Yoga Sara Samgraha, o Compêndio da Essência do Yoga, apoiado nos sutras e no Vyasa Bhashya.
O curso trabalhará com este importante tratado do Yoga Sara Samgraha, segundo suas quatro divisões: a forma e a descrição de sua relevância; os meios do Yoga; as perfeições (siddhis), e a Libertação (Kaivalya) resultante.
Yoga Tibetano
6 e 7 de outubro de 2007 – Curso teórico/prático de 16 horas
Profª Sandra Regina Biella Prado Jannarelli
Um dos aspectos mais interessantes do Tantrismo Tibetano é o que se chama: “O caráter recíproco da mente e do prana”. Isto significa que qualquer atividade mental, invariavelmente é acompanhada por um prana de caráter correspondente. A raiva, por exemplo, não produz apenas um pensamento/sentimento inflado, mas também uma acentuada e severa “aspereza” do respirar. Perceber a diferença entre experiência e realização, assim como, tomar consciência das modificações do prana no processo de iluminação, mais a possibilidade de visualizar a luz no Anahata são outras características que os “Ensinamentos do Yoga Tibetano” irão tratar durante o curso.
Avadhuta Gita – A Canção do Liberto
18 e 19 de agosto de 2007 – Curso teórico/prático de 16 horas
Profª Luzia da Costa Moreira da Silva
De autoria de Dattatreya, texto do Advaita Vedanta que proclama a busca da unidade absoluta, é escrito da perspectiva de um Avadhuta. Avadhuta quer dizer livre, aquele que sacudiu e jogou fora os apegos mundanos e os desapegos da renuncia. Ele não busca nada, não evita nada. É a realização vívida de Brahman. É a compilação de pensamentos elevados passados aos discipulos: Swami e Kartika.
Yoga Vasishtha – O Yoga do sábio Vasishtha
19 e 20 de maio e 16 e 17 de junho e de 2007 – Curso teórico/prático de 32 horas
Profªs Flávia Venturoli de Miranda e Iva Gicovate
É um longo texto de autoria de Valmiki, recheado de estórias ilustrativas, que narra os ensinamentos do sábio Vasishtha a Rama, quando este sofre uma crise existencial, que o leva a uma apátia perante ao mundo. Pois se o mundo é ilusão e tudo é sofrimento, ele vê pouco sentido em agir no mundo. Então a pedido do sábio Vishvamitra, Vasishtha ensina o Yoga a Rama, que será sua preparação espiritual para a aventura relatada no Ramayana num prelúdio semelhante ao Gita no Mahabharata.
A Visão Tântrica do Sono e dos Chakras
14 e 15 de abril de 2007 – Curso teórico/prático de 16 horas
Profª Márua Roseni Pacce
“Todo conhecimento espiritual é uma imagem e uma imaginação.
Se assim não fosse, não haveria consciência nem fenomenalidade da ocorrência.
A própria imaginação é também um fato psiquico” Jung.C. G.cw11
Neste encontro vamos retomar algumas práticas Tântricas para criar mudanças profundas na totalidade do nosso ser. A teoria do Yoga Nidra como um instrumento de mudança para estes padrões herdados e assim, utilizando-se do nyasa interno e externo, podermos chegar ao trabalho dos chakras como imagens do nosso psiquismo e, portanto o desenvolvimento da nossa espiritualidade. Os comentários ainda inéditos de C.G. Jung sobre os chakras irão nos enriquecer.
As Bases Biológicas do Estresse e da Dor
17 e 18 de março de 2007 – Curso teórico/prático de 16 horas
Entender os mecanismos biológicos envolvidos nas respostas do estresse e dor, bem como os eixos responsáveis pelas respostas deflagradas. A compreensão de como nossos organismos recebem, processam e respondem ao estresse e a dor é ferramenta importante para aplicação do Yoga.
As Plantas do Yoga
10 e 11 de fevereiro de 2007 – Curso teórico/prático de 16 horas
Profº Dr Ruy Alfredo de Bastos Freire Fº
“As siddhis podem ser alcançadas por nascimento, por ervas medicinais (oshadhi*), por mantras, pelo tapas ou por samadhi” Aforismos de Patanjali (Kaivalyapada, sloka 1)
* oshadhi – recipiente ou mente (dhi) onde ocorre transformação incandescente (osha)
As relações entre o Yoga e as plantas desde a tradição védica do Soma às plantas e árvores relacionadas ao culto tântrico de yakshinis (entidades elementais femininas), deusas e yoginis, dentro do hinduísmo, budismo e jainismo, até a visão ayurvédica dos vegetais como elemento de transformação e equilíbrio.
2006
Guhyasamaja Tantra – Tantra da Verdade Secreta
18 e 19 de novembro de 2006- Curso teórico/prático de 16 horas
Profº Arthur Shaker Fauzi Eid
É um texto do budismo tântrico, vajrayana, precursor do Hatha Yoga.
Shivagama – Doutrina de Shiva
16 e 17 de setembro de 2006 – Curso teórico/prático de 16 horas
Profº Marcos Alexandre Vieira
Os Agamas são as revelações sagradas dos Shaivas, os adoradores de Shiva. O Shivagama mostra o diálogo entre Shiva e Parvati, quando Shiva ensina o conhecimento dos tattvas que são os princípios (elementos) responsáveis pela manifestação do Universo.
A Arte do Alinhamento na Prática do Hatha Yoga
19 e 20 agosto de 2006 – Curso teórico/prático de 16 horas
Profª Sueli Lima
Noções gerais de alinhamento e seus benefícios. Estrutura corporal e alinhamentos relacionando: respiração; relaxamento; controle muscular e rendição; dor; sentimentos e emoções; desgaste articular; vitalidade. Introdução a prática de alinhamentos com apoios em movimentos e asanas básicos.
Smarta Yoga – Yoga das Memórias
1 e 2 de julho de 2006 – Curso teórico/prático de 16 horas
Profª Neuza H. N. Kamikihara
Texto que mostra informações colhidas através de diversas literaturas Smrtis (Manu Smrti, Yajnavalkya, Bhagavad Gita, Sutras), ligadas à tradição do Vedanta, como o Yoga auxilia na construção do caráter e desenvolvimento da integridade, recomendando que tenhamos propósitos pessoais e sociais enquanto atravessamos o caminho da emancipação.
Maha Bhashya – Grande Comentário
3 e 4 de junho de 2006 – Curso teórico/prático de 16 horas
Profº Carlos Eduardo Gonzales Barbosa
De autoria de Vyasa, possivelmente do século IV, esses são os comentários mais antigos e notórios sobre o Yoga Sutra de Patanjali.
As Narrativas do Yoga
20 e 21 de maio de 2006 – Curso teórico/prático de 16 horas
Profª Ângela M. J. Martinez
Historias paradigmáticas e relatos da vida dos yogis e passagens dos principiais épicos indianos e relatos. Narrativas de fábulas do Pancha Tantra como didática de conceitos éticos, políticos e de vida.
Yoga e Investigação Científica
8 e 9 de abril de 2006 – Curso teórico/prático de 16 horas
Profº Dr Ruy Alfredo de Bastos Freire Fº
A história do pensamento científico do oriente e ocidente. A relações do pensamento yogi e da filosofia da ciência. Estudos científicos sobre Yoga e suas práticas.
Kularnava Tantra – Tantra da Inundação do Clã
28 e 29 de janeiro de 2006 – Curso teórico/prático de 16 horas
Profº Dr Ruy Alfredo de Bastos Freire Fº
Constitui junto com Mahanirvana um dos principais textos da literatura da tradição Kaula. De autoria desconhecida, provavelmente do século XIV, o texto proclama a 5ª transmissão do Tantra dos Kaulas, a Urdhvamnaya.
2005
Svara Yoga – Shiva Svarodaya – O Acordar do Próprio Fluxo da Respiração
3 e 4 dezembro de 2005 – Curso teórico/prático de 16 horas
Profª Iva Gicovate
Autoria atribuída a Shiva. O texto tântrico que apresenta o Svara Yoga, a sabedoria pela respiração consciente pelas narinas. Texto sobre o sistema de Yoga que emprega técnicas de sincronização do prana do plano individual com aquele predominante no meio o exterior.
Yoga Shastra – Texto de Yoga
5 e 6 de novembro de 2005 – Curso teórico/prático de 16 horas
Profª Drª Regina Balieiro Devescovi
Escrita no século XII, pelo sábio jainista Hemchandra. O texto mostra uma mescla curiosa entre o pensamento jainista e conceitos tântricos, em uma obra espelhada nos Yoga Sutra de Patanjali.
Shiva Sutra – O Alinhavo de Shiva
1 e 2 de outubro de 2005 – Curso teórico/prático de 16 horas
Profª Luzia da Costa Moreira da Silva
Escrita por volta do século XI. Uma das obras exponenciais do tantrismos Shivaita da Caxemira, demonstra a riqueza de fontes desta escola que praticamente reuniu várias das mais importantes correntes de Yoga.
Yoga Chudamani Upanishad – Upanishad da Jóia da Cora do Yoga
10 e 11 de setembro de 2005 – Curso teórico/prático de 16 horas
Profª Sandra Regina Biella Prado Jannarelli
Este é uma das mais importantes Upanishads de Yoga, aborda os primórdios do kaya sadhana (aprimoramento por via do corpo) que foi posteriormente ampliado no Hatha Yoga dos Nathas.
Yoga Yajnavalkya Samhita – Coleção de Yoga de Yajnavalkya
13 e 14 de agosto de 2005 – Curso teórico/prático de 16 horas
Profª Flávia Venturoli de Miranda
O yogi Yajnavalkya é principalmente conhecido como o codificador de leis na Índia, autor de parte Vedas, e de um dos primeiros Upanishads. Esta obra é uma ponte entre a antiga tradição do Yoga e a escola medieval dos Nathas.
Yoga no Budismo – Maha Satipatthana Sutta
Março à Julho de 2005 – Curso teórico/prático de 80 horas
Profº Dr. Arthur Shaker Fauzi Eid
Estudo do texto do budismo hinayana Maha Satipatthana Sutta de autoria do próprio Buddha e a comparação com Yoga Sutra.
2004
Satkarma Samgraha – Compêndio de Ações Assertivas
4 e 5 de dezembro de 2004 – Curso teórico/prático de 16 horas
Profª Sandra Regina Biella Prado Jannarelli
Do século XVIII de autoria de Cidghananandanatha. O texto descreve práticas terapêuticas de kriyas para auxiliar o yogi em seu sadhana.
Goraksha Shatakam – Cem Versos de Goraksha
6 e 7 de novembro de 2004 – Curso teórico/prático de 16 horas
Profª Drª Regina Balieiro Devescovi
Outra obra de Goraksha Natha, provavelmente no século X. Sintetiza em cem versos o processo do Hatha Yoga e os procedimentos do bhuta shuddhi (purificação dos elementos).
Hatha Ratnavali – Guirlanda do Hatha
16 e 17 de outubro de 2004 – Curso teórico/prático de 16 horas
Profº Dr Ruy Alfredo de Bastos Freire Fº
De autoria de Shrinivasa Bhatta Mahayogindra, escrito no século XVII. Este texto elenca as 84 posturas e cita obras de autores que antecederam a escola dos Nathas, como Dattatreya, Vasishtha e Yajnavalkya. É um texto que se espelha de forma crítica sobre o Hatha Yoga Pradipika.
Siddha Siddhanta Paddhati – Caminho da Doutrina dos Homem Completos
4 e 5 de setembro de 2004 – Curso teórico/prático de 16 horas
Profª Flávia Venturoli de Miranda
Atribuído ao Goraksha Natha, datado provavelmente no século X, o texto se debruça sobre a metafisiologia dos Nathas e as relações entre o corpo (microcosmo) e o mundo exterior (macrocosmo).
Gheranda Samhita – Coleção de Gheranda
22 e 23 de agosto de 2004 – Curso teórico/prático de 16 horas
Profª Maria Helena de Bastos Freire e Profº Dr Ruy Alfredo de Bastos Freire Fº
Atribuído a sábio vaishnava Gheranda, escrito provavelmente no século XVI. Este texto é outro expoente da escola Natha, e tem os fundamentos do chamado Laya Yoga, Yoga da dissolução. A obra se caracteriza pela prática de mentalizações acompanhando asanas, pranayamas e mudras.
Shiva Samhita – Coleção de Shiva
31 de julho e 1º de agosto de 2004 – Curso teórico/prático de 16 horas
Profº Carlos Eduardo Gonzales Barbosa
Atribuído ao próprio Shiva, escrito provavelmente no século XVIII. Esta obra sintetiza a cosmogonia e filosofia Natha, mesclando elementos de Vedanta a um forte tantrismo.
Hatha Yoga Pradipika – Hatha Yoga por Sua Própria Luz
19 e 20 de junho de 2004 – Curso teórico/prático de 16 horas
Profº Sérgio A. B. Simões
Obra de Shri Svatmarama Yogindra, escrita provavelmente no século XII. É um dos mais populares textos da escola dos Nathas, permite uma visão abrangente do Hatha Yoga e da doutrina que o fundamentou.